O conceito de Direito à Cidade

O conceito de direito à cidade foi criado em 1968, em Paris, pelo sociólogo e filósofo marxista Henri Lefebvre. Naquele ano, iniciada pela juventude, vivia-se uma uma onda de protestos incendiários contra reformas educacionais que culminou em uma greve geral, mobilizando toda a população da cidade.  No mesmo ano, o Henri Lefebvre (1901-1991) publicou o…

Veja mais

Direito à cidade: você sabe o que é?

Neste ano, replicamos publicações que o grupo de estudos do qual a Morgana Krieger participa tem realizado no Blog do Jornal Estadão, “Gestão Política & Sociedade: como a conjuntura do país afeta o ambiente público e empresarial”.  Alguns dos artigos podem ser lidos aqui no blog da Tekoha, ou no próprio Estadão. Para quem não…

Veja mais

Teoria da Mudança: Árvore de Soluções

Neste post, convidamos você a conferir o conteúdo do quinto episódio da Websérie sobre Gestão de Projetos promovida pelo Instituto de Socioeconomia Solidária (Ises) em parceria com a Rede Tekoha. Gerenciamento da justificativa do projeto A justificativa do projeto começa quando estamos realizando o diagnóstico no território, identificando as necessidades da comunidade e definindo de que forma iremos ajudá-la…

Veja mais

Rede Tekoha tem projeto selecionado pela Chamada Elos de Impacto

A Rede Tekoha é uma das iniciativas e organizações com projetos selecionados pela Chamada Elos de Impacto Incubação & Aceleração, realizada pelo ICE com apoio do Fundo Vale. A PQPS – Perguntas e Questionamentos sobre Projetos Sociais, projeto proposto pela Tekoha e um dos contemplados, é uma jornada de aprendizados sobre gestão de projetos voltados à…

Veja mais

Os entregadores de aplicativos e o empreendedorismo

De acordo com o IBGE, em 2010, correspondem a 168 milhões de pessoas. Portanto, viabilidade econômica e preocupação social e ambiental possuem a mesma importância e fazem parte do mesmo plano de negócios. Afinal, quem são os entregadores?  A AMABR (Associação dos Motofretistas de Aplicativos e Autônomos do Brasil) estima que existem de 50.000 a…

Veja mais

O que é, então, empreendedorismo?

Bom, quer dizer que ter autonomia e poder fazer decisões sobre o trabalho não bastam para poder chamar de empreendedorismo? Se o entregador que faz seu horário, decide se vai ou não vai atender um chamado, decide se vai entregar a pé, de bike, de moto ou de patinete, não tem um chefe e trabalha na…

Veja mais

Solidariedade na pandemia é tema de Seminário Folha

#ComoPossoAjudar? foi uma das expressões mais buscada no Google no Brasil depois de decretada a pandemia. Os brasileiros se mobilizaram e estão mostrando que podem fazer a diferença. Entramos no mês de julho com R$ 5,7 bilhões doados por pessoas, famílias e empresas, segundo o Monitor de Doações Covid-19 promovido pela ABCR. Para entender melhor este…

Veja mais

Gerenciamento das partes interessadas

Neste post, convidamos você a conferir o conteúdo do quarto episódio da Websérie sobre Gestão de Projetos promovida pelo Instituto de Socioeconomia Solidária (Ises) em parceria com a Rede Tekoha. O que são partes interessadas? São todas as pessoas e organizações envolvidas em um projeto, que podem afetar ou serem afetadas pelo projeto de alguma maneira, seja ela positiva…

Veja mais