Alexandra Meira

Alexandra Meira empreende desde 2008, quando cofundou a Aliança Empreendedora. Atualmente, também empreende a Operativ, uma consultoria empresarial e financeira sediada em Curitiba.

Alexandra Meira é economista pela UFPR e mestre em administração com foco em Gestão Estratégica de Organizações sem Fins Lucrativos pela PUC-PR, especialista em Análise Transacional  pela UNAT, hoje, vice presidente da Aliança Empreendedora, Alexandra Meira iniciou sua carreira profissional em 2001 como consultora de projetos na JR Consultoria da UFPR, desenvolvendo projetos na área de pesquisa de mercado e de estruturação financeira.

No Instituto Arte Geral, foi gerente financeira e gerente de projetos quando também iniciou trabalhos com facilitação de planejamentos estratégicos. Alexandra Meira foi analista de recursos humanos no Instituto Compartilhar Programa Rexona AdeS de Voleibol elaborando o software de indicadores de avaliação e desempenho do projeto.

A partir de 2008, iniciou sua empreitada na Aliança Empreendedora, organização empreendida por ela e onde já desempenhou diversos papeis eletivos como diretoria e vice-presidência e papeis executivos, como gestora de projetos.

Em paralelo às suas atividades na Aliança Empreendedora, desde 2013, Alexandra é Sócia fundadora da Operativ, uma consultoria empresarial e financeira por meio da qual realiza treinamentos e formações em organizações sociais, bem como consultorias em gestão de projetos e planejamento estratégico.

Desde 2016, é professora da pós graduação em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais pelo Projeto Legado do Instituto Legado. É responsável pelo desenvolvimento e repasse de conteúdo sobre gestão de projetos sociais, modelagem de negócios, inovação social e design thinking.

Alexandra Meira é formada pela Fundação Itaú Social na metodologia de Avaliação de Impacto Social, certificação pela APMG International como PMD Pro níveis 1 e 2. Em 2012, participou da formação de facilitador e replicador da metodologia PMDPro 1. É habilitada a utilizar a ferramenta qualitativa de avaliação de impacto Most Significant Change e realizou cursos em técnicas de gestão ágil de projetos.

 

Conheça mais da Alexandra Meira na nossa série especial sobre a equipe da Tekoha ou no LinkedIn dela.