Barbara Basso

(In memoriam) trabalhou por 17 anos em organizações sociais, teve ampla experiência internacional e em gestão de projetos sociais complexos, tendo trabalhado em organizações sociais de grande porte.

(In memoriam)

Bárbara Basso foi presidente do escritório local da AIESEC Porto Alegre, diretora nacional da AIESEC no Brasil, da AIESEC na República Tcheca e coordenou as operações da regional da AIESEC na Europa Centro-Oriental, realizando e coordenando atividades em 27 países da região.

Na Costa Rica, trabalhou com desenvolvimento de capacidade local para implementar sistemas de microcrédito com comunidades rurais, na Fundación Integral Campesina (FINCA). No Uruguai, atuou com desenvolvimento de novos projetos e relações externas em organização que capacita profissionalmente jovens de baixa renda, por meio do Programa Cardijn.

Atuou como coordenadora de projetos de apoio a empreendedores na Aliança Empreendedora. Bárbara Basso fundou e liderou o escritório da organização na Bahia, e desenvolveu metodologias de apoio a empreendedores para essa organização.

Bárbara até 2019 atuou como desenvolvedora de metodologias para impacto social no Social Good Brasil. Liderou o laboratório de apoio a inovadores sociais (SGB Lab) e o programa de aceleração de negócios sociais do SGB, em parceria com a Santa Clara University (EUA). Ao todo, só no SGB, apoiou 120 iniciativas e organizações sociais nos programas que liderou.

Foi uma excepcional professora e conteudista em diferentes instituições de ensino: foi professora no Curso de Extensão em Gestão para profissionais de saúde na UDESC, conteudista no curso de pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação Social da Unicesumar, conteudista e professora no MBA em Empreendedorismo e Inovação da Estácio de Sá de Florianópolis. Foi também professora na pós-graduação em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais do Instituto Legado.

Foi replicadora licenciada no estado de Santa Catarina da metodologia Jornada Empreendedora da Aliança Empreendedora, tendo formado mais de 140 empreendedores entre 2016 e 2019. Foi uma das primeiras certificadas pela metodologia Project DPro (PMD Pro – níveis 1 e 2) e facilitou por nove anos turmas presenciais e virtuais sobre as boas práticas em gestão de projetos de acordo com o Guia Project DPro.

Iniciou o doutorado em Administração pela UDESC na área de Inovação Social, estudando metodologias de suporte a inovação social. A Bárbara Basso era bacharel em Administração de Empresas e mestre em Administração ambos ambos pela UFRGS. Em seu mestrado na área de inovação, tecnologia e sustentabilidade, desenvolveu pesquisa sobre educação para a sustentabilidade.

Quando sua filha Gabriela nasceu percebeu que a oferta de fraldas ecológicas no Brasil não era nem adequada, nem suficiente. Empreendendo, começou coordenar uma rede de costureiras, produtoras e vendedoras de fraldas sustentáveis e fundou a Prabrinkar.

“Assim entrei no mundo maravilhoso das fraldas de pano e dos bumbuns mais gostosos do planeta! <3 ” (sic).

Bárbara foi uma das pessoas mais espetaculares que todos nós da Rede Tekoha já conhecemos. Por um absurdo que aconteceu na vida, o mundo a perdeu em Janeiro de 2021.

Conheça mais dessa profissional exemplar, amiga querida, a mãe da Gabriela, Bárbara Basso em uma série especial que fizemos sobre quem compõe a equipe da Tekoha.