Flávia Cerruti

Flávia Cerruti é parceira de longa data da Rede Tekoha. Ela considera que fomos uma escola de aprendizado prático sobre gestão e empreendedorismo. Adora pensar sobre os conteúdos programáticos dos cursos e facilitar processos de aprendizagem práticos, coletivos e criativos.

Flávia Cerruti é bacharel em Administração de Empresas pelo Insper SP (2008). É especialista em Gestão da Inovação Social pelo Amani Institute (2017) e Mestranda em História e Cultura da América Latina pelo IPECAL (México).

Iniciou sua carreira profissional como estagiária na Artemisia Brasil, a primeira aceleradora de negócios de impacto socioambientais. Ao longo de sua vida profissional sempre, ofereceu seu trabalho a propósitos sociais. Em 2009, a Rede Tekoha foi uma das suas primeiras e principais parcerias. Flávia foi a liderança comercial B2B da organização por dois anos. Nesta época, atuávamos promovendo o comércio justo de produtos artesanais feitos por grupos produtivos de todo o Brasil, ampliando a geração de renda dos artesãos.

Após essa período, Flávia trabalhou como especialista financeira na Ideal Invest – Pravaler. Foi responsável pelas atividades de business intelligence, planejamento estratégico e financeiro. Tinha também responsabilidades com fundraising e nas Relações com os Investidores do fundo. Em seguida, aceitou a oportunidade na Korn Ferry para ser consultora de negócios, colaborando com as áreas de Operação dos Negócios e Compensação Executiva.

Após dois anos como consultora de negócios, iniciou um outro desafio. Flávia Cerruti empreendeu um projeto de desenvolvimento pessoal pelo olhar de uma experiência cultural nômade e autofinanciada. Assim, em um ano sabático, viajou 10.000 quilômetros pedalando desde o Sul do Brasil e Uruguai, passando pela Argentina, Chile, Bolívia, Peru. Finalizando a empreitada no Norte do Brasil. Nessa viagem, adotou um doguinho peruano: o Tupac Amaru, que a acompanhou até o final da viagem na garupa da bike! 😉

Na volta do seu período sabático, Flávia cursou sua pós-graduação em Gestão da Inovação Social em Nairobi, no Kenya. Lá, trabalhou concomitantemente ao curso no Honey Care Africa. Nesta organização, desenvolveu plano comunicação e marketing para a marca, além de conteúdo educacional sobre alimentação e nutrição.

Ao regressar, foi selecionada pela Vetor Brasil para atuar na PRODAM Amazonas. Na PRODAM, trabalhou no departamento de inovação, desenvolvendo projetos com base em big data e análise de informações. Acabou ficando três anos em Manaus, onde após trabalhar na PRODAM, atuou como consultora independente gerindo projetos e construindo processos colaborativos em projetos financiados por organizações como BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e pela Prefeitura de Manaus. Se quiser conhecer mais sobre o trabalho da Flávia, neste link é possível acessar seu portfólio.

Desde 2019, Flávia Cerruti trabalha em parceria com o Amani Institute. Foi a responsável por implementar com sucesso o programa de expansão da Formação em Impacto Social do Instituto em Manaus. Também atuou como gerente de programas do Instituto. e facilitou o programa internacional Social Innovation Management. Atualmente, é responsável pelo conteúdo programático e por facilitar os encontros do curso Adaptação, Gestão e Evolução.

Hoje, Flávia mora em Ubatuba e, além da sua atuação no Amani, participa de Marcha Mundial das Mulheres (regional de Ubatuba). Lá, contribui para um projeto de educação popular e geração de renda para as mulheres da ocupação da Vila Resende (bairro do Taquaral) e também participa do Slam Independente (batalha de rimas e poesias da cidade).