Os podcasts tem ganhado cada vez mais espaço entre as pessoas que buscam se informar sobre diversos assuntos de forma prática e envolvente. Entramos nessa onda e, buscando ampliar os canais de comunicação com os participantes da Jornada de Perguntas e Questionamentos sobre Projetos Socioambientais – a PQPS! e com o público geral, criamos o PQPS! Talks.

O podcast PQPS! Talks é uma série de casos gravados a partir dos desafios que gestores de projetos de negócios socioambientais brasileiros vivenciam nas suas instituições. Realizada por nós da Rede Tekoha, a iniciativa conta ainda com apoio do Instituto de Cidadania Empresarial e apoio institucional da Aupa – Jornalismo de Impacto e PonteAPonte

A cada episódio, gestores de organizações de todo o Brasil, que fazem parte da jornada PQPS!, compartilham suas experiências em um bate-papo guiado por Márcio Pires, membro da Rede Tekoha. De forma leve e descontraída, eles conversam de forma aberta sobre projetos no campo de desenvolvimento socioambiental e compartilham suas vivências, metodologias e claro, seus principais desafios. 

Disponibilizado de forma aberta e gratuita nas plataformas de streaming, o PQPS! Talks conta com 18 episódios, sendo dois deles episódios extras e especiais.Todo o conteúdo gerado ao longo das gravações foi utilizado durante os encontros da jornada PQPS! como material de estudo entre os participantes, junto a diversos outros conteúdos multimídia que podem ser acessados por meio da Biblioteca PQPS! (aupa.com.br/pqps/)

Para escutar a série completa do PQPS! Talks é só acessar anchor.fm/rede-tekoha ou o perfil da Rede Tekoha no Spotify. 

A transcrição de todos os episódios também está disponível aqui no site. Na lista abaixo você encontra os links e o resumo de cada um deles:

Episódio 1 – Amely Fauser, da H&H Fauser

Amely Fauser atua como coordenadora de projetos do Instituto H&H Fauser. A Sede do Instituto fica em Paraibúna (SP) e suas ações são focadas nas Reservas da Biosfera da Mata Atlântica e do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. Nesta entrevista, a Amely conta sobre os desafios de quem gerencia um projeto que visa apoiar a gestão de negócios de impacto. No Instituto, um dos projetos que realizam é de Turismo Sustentável, quem em 2020, viveu grandes transformações. 

Episódio 2 – Marcel Camargo, do CADI

Entrevista com Marcel Camargo,  diretor executivo do Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral, o CADI, que atua em diversas regiões de vulnerabilidade social no Brasil. Durante a conversa, o Marcel conta para a gente sobre como é o processo de escolha de atuar em determinada região e sobre como estão construindo um modelo de franquia social.

Episódio 3 – Victória D’Araújo, do Idesam

Entrevista com Victória Bastos D’Araujo do Idesam –  Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. O IDESAM, que em 2020 ganhou o prêmio Melhores ONG como a melhor organização ambiental do país atua na Amazônia desenvolvendo projetos que incentivam a busca por soluções criativas para os desafios dos povos da floresta. Na entrevista a Victória nos conta como um Programa independente da instituição contribui para o impacto amplo da organização e colabora com a sustentabilidade financeira. 

Episódio 4 – Welson Alves, da GOYN

O entrevistado deste episódio é o Welson Alves, que coordena em São Paulo a Global Opportunity Youth Network, a GOYN. A GOYN é um programa com foco na agenda de inclusão produtiva de jovens periféricos da cidade de São Paulo. Na entrevista, ele conta um pouco sobre os desafios de coordenar diversos projetos para alcançar a meta de desenvolver e melhorar a renda de pelo menos 100 mil jovens nos próximos 10 anos.

Episódio 5 – Rebeca Yoshisato, da Ande Brasil

Entrevista realizada com Rebeca Yoshisato da ANDE Brasil, o escritório regional da Aspen Network of Development Entrepreneurs. A ANDE é uma rede global de organizações que impulsiona o empreendedorismo em países emergentes. Nesta conversa a Rebeca contou um pouco sobre um projeto interno da ANDE, sobre o “Café com os Membros”: desde como ele foi pensado até agora.

Episódio 6 – Karliane Chaves e Carolina Scheidecker, do ISES

Entrevista realizada com a Karliane Chaves e Carolina Scheidecker do ISES – Instituto de Socioeconomia Solidária. O ISES tem como parte da sua missão realizar projetos para ajudar a construir um mundo sem pobreza onde todos desenvolvam seu potencial. 

Episódio 7 – Entrevista com Lía Spínola, da Ecotece

A Ecotece, uma ONG que desde 2005 atua no campo da moda sustentável. Seus projetos visam colaborar na transformação da cadeia da moda para torná-la ética, limpa e inclusiva. A Lia Spínola contou na entrevista sobre os desafios de lidar com constantes mudanças no planejamento de um projeto e como isso impacta nas estratégias para envolver os beneficiários e também no crescimento da organização.

Episódio 8 – Entrevista com Marden Silva, da Barkus Educacional

Marden Rodrigues da Silva é um dos fundadores da Barkus Educacional, negócio social que vem crescendo e desenvolvendo soluções para democratizar o acesso à educação financeira  para jovens e adultos. Ele conta na entrevista sobre o desenvolvimento de um dos produtos da Barkus  e o planejamento deste desenvolvimento, em várias etapas, como um projeto.

Episódio 9 – Ricardo Lauricella, da Fleximedical

Entrevista realizada com Ricardo Lauricella, da Fleximedical. A Fleximedical fomenta a democratização de acesso à saúde, por meio de estruturas sustentáveis para o poder público e privado, como carretas da saúde, contêineres, vans entre outras unidades móveis de saúde, possibilitando que regiões vulneráveis tenham acesso a atendimento de saúde. O Ricardo nos contou como foi o processo de adaptação rápido – muito rápido – nos processos de produção para atender a demanda repentina dos produtos e soluções da Flexmedical trazida pela pandemia. 

Episódio 10 – João Bogas, da Hand Talk

O João Vitor foi o entrevistado deste episódio. Ele trabalha na Hand Talk, que é um negócio social premiadíssimo no Brasil e no mundo: de maneira pioneira, desenvolveram um plugin para tornar sites acessíveis para a comunidade surda. Hoje, estão em expansão, desenvolvendo o assistente virtual para a língua inglesa e o João contou um pouco sobre este projeto nesta conversa, focando nos desafios de realizar desenvolvimento tecnológico ágil aliando impacto social.

Episódio 11 – Samille Gomes, da ABRA Arquitetura

A entrevistada deste episódio foi a Samille Gomes da Silva, da ABRA Arquitetura. Focado nas classes C e D a ABRA é um negócio de impacto social nascido em Recife que realiza reformas objetivando melhorar as condições de moradias. A Samille contou na entrevista sobre os desafios de gerir pessoas, formar equipe e delegar tarefas, sem deixar de engajar todo mundo!

Episódio 12 – Ivan Vasconcelos, do ICMBio

Ivan Vasconcelos foi o entrevistado deste episódio, do ICMBio, e conta nesta conversa sobre os desafios de gerir as relações entre equipe do projeto e as pessoas envolvidas nos projetos. O ICMBio é uma autarquia em regime especial vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e, em parceria com organizações da sociedade civil, colabora em projetos que visam a Conservação da Biodiversidade como os que visam a promoção da geração de renda de comunidades ribeirinhas.

Episódio 13 – Raquel Santos, da Área de Desenvolvimento de Projetos da Aventura de Construir

Raquel Santos é Coordenadora da Área de Desenvolvimento de Projetos da Aventura de Construir, e neste episódio ela conta sobre como os resultados dos projetos que eles desenvolvem são avaliados e como lidam com os problemas que acontecem. A Aventura de Construir é uma OSCIP que atua em São Paulo apoiando  microempreendedores de baixa renda, buscando fortalecer suas visões de negócios.

Episódio 14 – Rosana de Souza Brito , da EmpreendeAí

Neste episódio extra e especial da série PQPS!Talks convidamos a Rosana de Souza Brito, que trabalha na EmpreendeAí, Escola de Negócios da periferia para a periferia e é responsável pela gestão de um dos coworkings públicos voltados para microempreendedores da Prefeitura de São Paulo. Na entrevista, ela aborda sobre como a Escola mensura o resultado que ela alcança com as atividades junto aos empreendedores e também sua inquietação sobre a incerteza sobre não controlar todo o impacto gerado. 

Episódio 15 – Floriana Breyer, da Climate Ventures

A entrevistada deste episódio foi a Floriana Breyer, da Climate Ventures. Ela é responsável pelo Lab Amazônia, projeto que envolve diversas organizações e desenvolve soluções para comercializar produtos da sociobiodiversidade da Amazônia. Ouça este episódio junto com o episódio do Instituto Auá – eles são episódios irmãos!

Episódio 16 – Roberta Procópio, do Instituto Auá

Roberta Procópio trabalha no Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental, que começou sua história no Cinturão Verde de São Paulo. Nesta entrevista ela conta sobre seu trabalho no Lab Amazônia, como um dos atores no projeto que desenvolve soluções para comercializar produtos da sociobiodiversidade da Amazônia. Ouça este episódio junto com o episódio da  Climate Ventures – eles são episódios irmãos! 

Episódio 17 – Márcio Jappe, Rebeca Yoshisato, Samille Silva e Ihasminy Teixeira

Neste episódio extra e especial da série PQPS!Talks convidamos o Márcio Jappe da Semente Negócios para correlacionar estágios de desenvolvimento de startups com a experiência de gestão de projetos de negócios de impacto socioambiental. As representantes do Polo ANDE Brasil, da ABRA Arquitetura e da AFABEV – Associação dos Agricultores Familiares de Bela Vista de Goiás ajudam a construir essas conexões!

Episódio 18 – Márcia Soares do Fundo Vale e Vivian Rubia do ICE

Convidamos Márcia Soares do Fundo Vale e Vivian Rubia do ICE para trazer a perspectiva dos financiadores de projetos sobre como enxergam a gestão dos projetos executados e também contar sobre como eles mesmos executam a gestão dos seus projetos.  Este episódio encerra a jornada incrível de 18 gravações com participações especialíssimas de pessoas e organizações que estão fazendo existir e acontecer o campo de impacto socioambiental no Brasil. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário