Mapeamento nacional de organizações sociais

que recebem trabalho voluntário

O Cliente

A ponteAponte é uma organização que qualifica o investimento social privado, realizando editais e prêmios, além de mapeamentos e estudos de viabilidade.

O Problema

Desconhecimento sobre a realidade de organizações sociais e as oportunidades de trabalho voluntário em determinadas cidades.

A Solução

Realizar um mapeamento em profundidade de organizações sociais nestas localidades e apresentar parecer final com sugestões de atividades.

Resultados/entregas

Metodologias aplicadas

Levamento do contexto das cidades
Mapeamento de organizações sociais
Contato individual com cada organização
Elaboração de relatório
Pesquisa com funcionários
Visitas in loco
Parecer técnico

Resumo do projeto

A ponteAponte procurou a Tekoha para colaborar em um grande mapeamento de organizações sociais em 124 cidades do Brasil e a análise do trabalho voluntário exercido nas instituições. O mapeamento foi demanda de um contratante principal que possui forte atuação no campo do voluntariado corporativo. Inicialmente precisamos entender o contexto de cada uma das cidades, e como é o trabalho de organizações sociais. Foram identificados os critérios usados para definir quais organizações entrariam no mapeamento. Entramos em contato com mais de 200 organizações para entendermos individualmente sua capacidade de receber voluntários, e por fim, criamos um dashboard que apresentou 150 organizações de acordo com os critérios estabelecidos. Tal ferramenta forneceu inputs que orientaram uma análise qualitativa, para tomada de decisão por parte do contratante em seu investimento social, e em um “ranking” das melhores organizações por cidade, sendo a base da agenda de visitas técnicas. Durante as visitas, passamos um processo imersivo de 1 a 3 dias com cada organização para compreender sua estrutura de voluntariado e gestão organizacional. Ao final, entregamos um parecer técnico, onde propomos um novo modelo de atuação com as ações de trabalho voluntário da contratante, levando em consideração a realidade das organizações mapeadas, o ciclo de voluntariado da contratante, bem como o perfil dos seus colaboradores.