Por que os projetos sociais mudam tanto? Você sabe o que é Método Ágil e como usá-lo a seu favor em projetos de impacto? Como fazer gestão ágil em projetos de impacto?
Saiba como a gestão ágil em projetos de impacto pode ajudar o gestor a melhorar a entrega de valor dos seus projetos e alcançar os melhores resultados de sua equipe!
Carga Horária: 4 horas
Quando: 06/11, das 14h às 18h
Com: Alexandra Meira e Andressa Trivelli
Gestão de projetos sociais e projetos de impacto é um tema que não cai em desuso. A constante dificuldade em entender como levantar informações, gerenciar equipe, se preparar para os riscos eminentes e ver o projeto se comportar como fora planejado traz consequências.
Tudo isso faz com que os gestores estejam constantemente em busca de ferramentas e respostas que os ajudem no dia a dia a obter resultados transformadores e que agreguem valor às partes interessadas. Este curso tem como objetivo apresentar aos gestores sociais um método cada vez mais difundido entre as startups e grandes companhias, com soluções que casam com aquelas que precisamos no setor social.
Quem precisa fazer o treinamento de gestão ágil em projetos de impacto?
- Gestores de projetos e membros de equipes que trabalham com projetos de impacto socioambiental;
- Profissionais de gestão de projetos no setor privado ou comercial que desejam gerar impacto social ou ambiental;
- Profissionais que desenham e/ou idealizam novos produtos, processos ou projetos
- Profissionais que coordenam equipes;
- Profissionais que, na execução de seu trabalho, precisam articular muitos stakeholders.
Conteúdo Programático:
Gestão de projetos sociais
- Por que fazemos projetos sociais?
- Como olhamos para o impacto – A Teoria de Mudança;
- Projetos com princípio, meio e fim – O ciclo de vida;
- As etapas do ciclo de vida do projeto e suas conexões.
Método Ágil em projetos de impacto social e ambiental
- Manifesto Ágil – O que é e como se comunica com o setor de impacto social?
- Valores e princípios do Método Ágil;
- Produto com valor além do projeto;
- Quais as vantagens de pensar gestão de projetos a partir do Método Ágil?
- Como ferramentas do Método Ágil podem nos ajudar a resolver as urgências de projetos sociais?
A sacada final
- Como o Método Ágil pode ser a resposta para alguns dos problemas de gestão dos projetos sociais?
- Como a gestão ágil em projetos de impacto pode ajudar a gerir mudanças?
- O match entre a gestão de projetos sociais e o Método Ágil.
Para quem é o curso de gestão ágil de projetos sociais
Profissionais que aspiram:
Resolver problemas nos seus projetos relacionados à necessidade constante de agregar valor às partes interessadas e nas mudanças de rotas.
Quem Ministra?
Alexandra Meira
Economista (UFPR), mestre em administração com foco em gestão estratégica de organizações sem fins lucrativos (PUC-PR) e especialista em análise transacional (UNAT), desde 2008 atua na Aliança Empreendedora, onde atualmente é vice-presidente. Iniciou sua carreira profissional em 2001 como consultora de projetos na JR Consultoria, da UFPR. Atuou como analista de recursos humanos no Instituto Compartilhar e no Programa Rexona AdeS de Voleibol. É sócia-fundadora da Operativ, consultoria empresarial e financeira que realiza treinamentos e formações em organizações sociais e consultorias em gestão de projetos e planejamento estratégico. Professora de pós-graduação em empreendedorismo social e negócios sociais no Projeto Legado (Instituto Legado), é formada pela Fundação Itaú Social na metodologia de avaliação de impacto social, com certificação pela APMG International como PMD Pro nível 1.
Andressa Trivelli
Graduada em administração de empresas (PUC-SP) e mestre nesta mesma matéria (FGV-EAESP), atualmente é pós-graduanda em gestão de mídias digitais e inteligência de negócios (ESPM) e professora de gestão de projetos sociais no MBA em liderança e gestão do Terceiro Setor do IPOG. Formada pelo Programa 10.000 Mulheres Empreendedoras, coordenado pela FGV e Goldman Sachs, é profissional certificada em gestão de projetos sociais PMD Pro. Na sua trajetória profissional gerenciou projetos financiados por organizações sociais como Sebrae, BID, Sesc, Instituto C&A e Natura. Desde 2018 empreende com a Rede Tekoha, fundada em 2006 como uma das primeiras empresas sociais do Brasil.
Este é um treinamento da Rede Filantropia em parceria com a Rede Tekoha. Inscreva-se aqui.