Gestão de processos e projetos

Replanejamento de projetos:

Formação e Workshop em Gestão de Projetos - Transparência Internacional

O Cliente

A Transparência Internacional Brasil é o capítulo nacional de uma organização internacional que atua contra a corrupção como meio de luta por justiça social, realização de direitos e paz. Como parte da rede global Transparência Internacional, foca em promover a transparência, integridade e responsabilidade em todos os níveis de governo e setores da sociedade. Implementa projetos, realiza pesquisas e trabalha em parcerias para combater a corrupção, e promover a cultura de integridade.

O Problema

Desalinhamento entre membros de cada uma das áreas sobre os conceitos de gestão de projetos.

A Solução

Processo formativo que possibilita os participantes adequarem às suas realidades organizacionais os conceitos de gestão de projetos e ciclo de vida.

Resultados/entregas

Metodologias aplicadas

Reunião de alinhamento prévio para compreender a realidade da Transparência Internacional Brasil
Desenho da ementa do workshop
1ª fase do workshop: apresentação dos conceitos de gestão de projetos à luz do Project Dpro e dos conceitos de gestão ágil
2ª fase do workshop: divisão de grupos de trabalho para reflexão e transposição do que foi apresentado à realidade da TI

Resumo do projeto

Realizamos workshop que ajudou a responder à pergunta: qual seria o desenho ideal da gestão de projetos na organização? o processo também colaborou para alinhar os conceitos de gestão de projetos em todas as áreas da organização. 

baseado na metodologia Project DPro (versão 2020 do conhecido PMD Pro, o PMD Pro 2ª edição); e baseado em metodologias ágeis de gestão de projetos, como PM4R Agile (BID), o workshop teve como público alvo toda a equipe da organização e não só os gestores dos seus projetos. entendemos que para suportar o desenho de uma metodologia institucional própria o alinhamento geral dos conceitos era o ponto de partida. 

foram realizados encontros virtuais que contavam com a participação ativa dos presentes, porque à luz do conteúdo exposto, os participantes eram convidados a participar de atividades que ao mesmo tempo colaboravam na construção de ferramentas próprias.

Depoimentos de participantes

Mariana Feniman ChenGerente de Desenvolvimento Institucional da Transparência Internacional Brasil
“A Tekoha fez a primeira imersão em gestão de projetos que nossa organização já teve. o processo foi muito bem conduzido e todas as pessoas - das mais até às menos envolvidas em projetos - puderam participar e aprender.”