criação de conteúdo

Pesquisa e organização de dados para criação de conteúdo no campo socioambiental

Problema

Desconhecimento de dados organizados sobre a realidade social do local no qual a Fundação Filantrópica ABH, cliente da agência, atua. 

Solução

Pesquisar, estruturar e escrever conteúdos relevantes e baseados em evidências para sustentar as publicações criadas para os canais de comunicação do cliente da agência.

O que fizemos?

  • 4 temas foram investigados
  • 5 entrevistas com atores locais
  • 8 textos criados e otimizados com SEO para o blog do cliente
  • 75 horas de pesquisas

Como fizemos?

Com base em pesquisas acadêmicas, estatísticas, reportagens e entrevistas diretas com atores em campo, para este trabalho, em parceria com a L9, ao longo de 2021, a Tekoha criou uma série de conteúdos relevantes sobre o campo socioambiental. 

Estes conteúdos alimentaram o blog da Fundação ABH e colaboraram não só com o posicionamento deles, como também consolidou informações de várias fontes sobre a periferia sul da cidade de São Paulo. Celeiro de empreendedores, agricultura urbana e articulação civil.

Temáticas pesquisadas:

  • O que é desenvolvimento comunitário

  • Desigualdade nas periferias de São Paulo
  • Meio ambiente e questões ecológicas em território periféricos urbanos
  • Empreendedorismo

Quem é o parceiro?

O Estúdio Criativo L9 é um estúdio de planejamento, criação e execução de estratégias de marketing online e offline.

O fundador e diretor de arte da L9 é o publicitário Ricardo Prisco, no mercado desde 1999. Atuou em agências de publicidade gaúchas e catarinenses atendendo empresas como: Perdigão, Ford, Chevrolet, Angeloni, Bunge Alimentos e Marisol entre outras. Em 2010, iniciou sua jornada empreendedora fundando o L9 Estúdio, agência de marketing, planejamento, design, criação publicitária e performance digital. O L9 tem uma equipe multidisciplinar de abrangência mundial, atendendo clientes nacionais e internacionais e sempre busca por resultados estratégicos e os resultados que o cliente espera.

A parceria entre L9 Estúdio e Tekoha iniciou-se em 2018, e desde lá, ambas as empresas prestam serviços uma para a outra em projetos de seus clientes, contudo, profissionais de ambas as equipes já atuam em projetos em conjunto, de diferentes formatos, desde 2015.

Os principais trabalhos que o L9 já realizou para a Tekoha foram: 

  • a construção da identidade atual da nossa marca
  • este site! 😉 
  • identidade visual e campanha do PQPS! 

Conheça mais do trabalho do Estúdio no site deles.

Conteúdos Escritos:

  • O que é desenvolvimento comunitário
  • Desenvolvimento comunitário: exemplos de atuações institucionais para o seu  fomento
  • Impacto social das desigualdades nas periferias urbanas
  • Juvenicídio: ações de prevenção
  • Proteção ao meio ambiente e áreas de manancial em territórios periféricos urbanos
  • Exemplos de atividades urbanas periféricas de prevenção à degradação ambiental
  • Desigualdade ambiental: o que é e quais são as suas consequências
  • Nanoempreendedorismo e empreendedorismo

O objetivo das entregas:

  • Alimentar o cliente com conteúdos baseados em evidências 
  • Evitar “social washing”, escrevendo e construindo materiais relevantes para o campo de impacto socioambiental
  • Colaborar na construção de autoridade do site do cliente do Estúdio 
  • Atender aos fatores de ranqueamento de busca orgânica, a fim de posicionar estes conteúdos nos resultados de busca sobre os temas escolhidos