OlVoAtHT

Parceria em produção de conteúdos formativos

Problema

Conhecimentos e conteúdos exclusivos da Rede Tekoha sem canal para distribuição massiva.

Solução

Conteúdos produzidos, organizados e disponibilizados para acesso por meio de plataforma parceira.

No que consiste a parceria?

Tekoha e Descola trabalham em parceria na construção de conteúdos pertinentes, exclusivos e de acordo com as especialidades dos membros da Rede Tekoha.

Com a produção da Descola, a bagagem de conteúdo que a Tekoha cria se transforma em cursos que são disponibilizados na plataforma da instituição. 

 

 A Tekoha traz sugestões de conteúdos relevantes para o mercado de  trabalho atual e cria o conteúdo e roteiro.

 

A Descola grava as aulas e com metodologia própria, elabora o formato dos materiais didáticos e complementares.

 

Depois de pronto, a Descola veicula e vende os acessos aos cursos. A Tekoha colabora na divulgação trazendo tráfego para a plataforma da Descola.

Entregas da parceria:

Quem é o parceiro?

A Descola é uma escola de cursos online que cria experiências de aprendizagem para profissionais  ao longo da vida. A Rede Tekoha e a Descola são parceiros justamente porque as duas organizações acreditam que a formação técnica e experiência são fundamentais, mas há outras competências necessárias para desenvolver. 

O modelo de trabalho da Descola pode parecer tradicional, como uma escola cheia de cursos online, como qualquer outra. Mas na verdade, em parceria com muitos profissionais incríveis, a Descola, com sua metodologia própria, cria conteúdos que proporcionam uma experiência online para o aluno bem interessante. 

A Tekoha nunca cria seus cursos e workshops baseado apenas em teoria. A Descola também acredita que esta é uma das melhores formas de aprender! 

Os cursos são baseados em teoria sólida, claro, mas sempre acompanhados de prática, cases, referências e reflexões comportamentais e críticas à teoria. Também, do mesmo jeito que a Tekoha trabalha, os cursos na Descola vêm com linguagem leve e informal, os professores não lêem um script ao gravar os cursos e há muitas sugestões de materiais para aprofundamento e ferramentas de aplicação.

Conheça mais do trabalho da Descola no site deles.

Curso de Relações Positivas: O que é?

Muito se fala também sobre processos ágeis. Mas pouco se fala sobre o uso de ferramentas que apoiam a construção de relações e interações transparentes e agregadoras. Nossa experiência mostra que sem relações transparentes, qualquer cerimônia ou prática do ágil não é possível de ser implementada. 

No curso de Relações Positivas, a Alexandra Meira da nossa equipe, usa a Análise Transacional para nos ajudar a estabelecer relações  nas quais damos igualdade de oportunidades para os lados. Relações nas quais respeito, autonomia e liberdade estão em equilíbrio. 

Curso de Resolução de Problemas Complexos: O que é? 

Uma das habilidades mais requeridas neste mundo chamado de “Mundo Líquido” é conseguir solucionar um problema complexo. Mas como resolver um problema complexo é diferente de solucionar um problema simples? 

Um problema complexo, geralmente, não é um problema explícito, ou seja, ele não nos é apresentado de maneira  clara. E para coroar, muitas vezes, a sua solução gera um desconforto enorme. 

Somado a isso, essa solução raramente será linear. Muito provavelmente, para solucioná-lo vai ser necessário diversas pequenas soluções interagindo entre si. E por mais que tenhamos uma capacidade de prever resultados, não há como prever na totalidade o que a interação de todas as partes vai gerar. 

Se você já se viu diante de um problema complexo, neste curso, a Andressa Trivelli mostra como usar a Teoria de Mudança nos ajuda a chegar em determinados resultados. 

Quando tentamos resolver algo muito complexo, é possível que muitas pontas fiquem soltas. Justamente a Teoria de Mudança nos ajuda a fazer isso de forma mais estruturada, aumentando as chances de sucesso. 

Quais são as etapas do curso de Relações Positivas?

  1. Trazemos reflexões práticas para ajudar a trazer para a consciência alguns mecanismos comportamentais que todos nós temos – mesmo sem perceber. 
  2. Usamos a base teórica da Análise Transacional –  um método psicológico – que olha para um conjunto de pensamentos, sentimentos e comportamentos que usamos para interagir com outras pessoas. 
  3. A partir disso, ela fala sobre como ter consciência que nos dá poder de escolha e nos ajuda a melhorar a qualidade e a eficácia da comunicação, e assim, termos relações mais produtivas e mais funcionais.
  4. E por fim, mostra como implementar processos com colaboração e autonomia dos envolvidos para gerar soluções para problemas de maneiras inovadoras e que agreguem valor. 
  5. Para isso, é preciso estar atento aos ruídos de comunicação e saber que existem alternativas conscientes de como sair deles. 

Quais são as etapas do curso de Solução de Problemas Complexos?

Usando a ferramenta Árvore de Problemas, ajudamos a entender qual é o problema que se precisa resolver. Nesta etapa, é necessário unir processos e ações fundamentais para resolver problemas que são mal definidos. 

Para entender o que os problemas geram e quais as possíveis soluções para ele, é necessário combinar um pacote multidimensional de competências que requerem alto nível de abstração. 

Uma das principais habilidades para realizar isso é conseguir construir relações de causa e consequência de maneira sólida. 

É necessário combinações criativas entre conhecimento e um amplo conjunto de estratégias e, para tal, é necessário combinar aspectos cognitivos, emocionais e motivacionais em situações nas quais há muita coisa em jogo. 

Estabelecidas estas relações, agora é necessário transformá-las em objetivos a serem alcançados, definir os passos que precisam ser traçados para gerar essas mudanças.

Por fim, no curso também falamos sobre como monitorar este percurso para saber se está no caminho certo. 

Quem quiser conferir o curso, é só entrar no site da Descola

Resultados alcançados:

Até dezembro de 2021:

  • Curso Resolução de Problemas Complexos – alcançou 544 alunos independentes, além de vendas corporativas

  • Curso Relações Positivas – alcançou 125 alunos independentes, além de vendas corporativas